Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai enquanto está perto. Is 55:6



Total de visitas: 57098
A DANÇA E O DERRAMAR DE DEUS SOBRE A IGREJA

"Sacrifícios agradáveis a Deus, são: o espírito quebrantado, coração compungido e contrito, não desprezarás, ó Deus." (Salmo 51:17.)


Há alguns anos seria inconcebível a manifestação do louvor e da adoração em forma de dança durante um culto cristão. Entretanto, aos poucos a religiosidade e a cristalização da fé vêm dando lugar à santidade de Deus em cada um de nós, à liberdade e à alegria em sua presença.

Nesses últimos dias temos testemunhado o Espírito Santo despertando a Igreja para um encontro total com Deus, gerando em todos os lugares o desejo profundo de experimentar a intimidade com o Pai. São multidões em busca deste resgate, crentes sendo restaurados, vivendo uma nova vida com Jesus numa linda experiência de fé avivada dia a dia. Nesse sentido, nos deparamos com uma “rua de mão dupla”, situação em que o Pai derrama salvação, cura, misericórdia e tantas graças sobre o Seu povo, mediante as expressões de arrependimento, de gratidão, de louvor e de adoração dos Seus filhos na Sua presença. A minha experiência com a dança junto ao Ministério de Louvor Diante do Trono tem sido essa vivência inexprimível. Tudo o que consigo transmitir pela dança só é possível em decorrência desse sentido espiritual de “mão dupla” que ocorre em minha vida: recebo do Senhor e ministro com a dança.


Entretanto, é muito importante salientar que a dança no louvor e na adoração não é uma prática corporal por si mesma, muito menos uma exibição artística como complemento ou como enfeite na liturgia. A dança, no contexto espiritual, é parte integrante do louvor como um todo. Nela, a essência de total entrega do adorador se manifesta por uma espontaneidade responsiva, levando toda a congregação para momentos de júbilo, de edificação, de libertação e de restauração na presença do Senhor. Louvamos a Deus com danças por causa da Sua santidade, da criação e da redenção do ser humano. Nesse sentido, esse ato do louvor implica na mais íntima comunhão com Ele. A dança em adoração expressa e completa o desfrutar a Presença de Deus, do Seu relacionamento conosco numa celebração a Ele e com Ele. Não queremos ser apenas bailarinas e bailarinos, mas verdadeiros adoradores. Não realizamos apresentações, mas ministramos o louvor a Deus; e o palco, para nós, é o púlpito: lugar de santidade, adoração e autoridade.


O ministro de louvor atuante na música, no canto ou na dança precisa ter a atitude de entrega total, irrestrita, na sua relação de intimidade, de comunhão com o Pai. Isso é possível a partir da humildade na adoração sincera, espiritualmente viva e fisicamente expressa. O adorador deve se despir de toda vontade própria para morrer com Cristo para o mundo e ressuscitar com Ele para uma nova vida, para servi-Lo em espírito, com sacrifícios agradáveis a Ele: “Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito ...” (Salmos 51:17.)


Davi é um bom exemplo de adorador. Sendo rei, se despiu de todo o orgulho e ensinou Israel a adorar a Deus em todos os níveis: com novos cânticos, novos instrumentos, com danças e com novas expressões de louvor. Sua humildade de coração provocou uma resposta imediata do Espírito Santo de Deus por intermédio da alegria e do júbilo que invadiram todo o Israel. (II Samuel 6:14-15.)


É nessa perspectiva que percebo o Ministério de Louvor Diante do Trono, da Igreja Batista da Lagoinha.Cada um de nós está ali com um propósito estabelecido por Deus. O meu coração fica constrangido diante do Senhor Jesus porque Ele nos arregimentou para esse projeto, para o mover e o derramar do Espírito Santo. É isso mesmo! Sinto-me como se vivêssemos a cada momento, a cada ministração o Pentecostes relatado no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos 2 e 3.


Por isso agradeço eternamente a Deus pela Igreja Batista da Lagoinha, lugar onde o Senhor nos plantou. Sou grata ao Senhor pela vida do meu esposo, Eustáquio, que nos tem sustentado com suas orações; pela vida de nossas filhas Iara, Iana e Isa, com as quais compartilho esse ministério; pelo Mudança: Cia de Dança e Artes Cênicas no qual temos experimentado a convivência na presença de Deus, pela liderança santa e amorosa da Ana Paula e do Pastor Márcio Valadão, pelos irmãos e companheiros do Diante do Trono e por todos aqueles que têm colaborado e intercedido a nosso favor com orações e súplicas.

Todos, a começar de nós, estamos experimentando o derramar de Deus sobre todo ser, participando intensamente de Suas promessas para a Sua Igreja, conforme afirma o texto de Atos 15:16:

“Cumpridas estas coisas, voltarei e reclamarei o tabernáculo de Davi, que está caído; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei.”


Aleluia!

ISABEL COIMBRA. LÍDER DO MINISTÉRIO DE DANÇA DA IGREJA BATISTA DA LAGOINHA.